sexta-feira, 17 de outubro de 2008

As melhores ferramentas de segurança pra Linux

Artigo muito bom, leiam e aproveitem... créditos de Hugo Doria.

Existem várias ferramentas de segurança que podem auxiliar a vida de um administrador de redes/sistemas. Resolvi fazer um compilado rápido das melhores ferramentas para ajudar a vida destas pessoas. ;-)

É claro que esta lista não é definitiva e reflete apenas o meu gosto e o que uso. Se alguém tiver alguma sugestão de ferramenta para adicionar aqui é só entrar em contato que adicionarei com prazer. Com o tempo eu vou adicionando mais informações nesta página para torná-la ainda mais completa.

Bem, vamos à lista (que não está em nenhuma ordem definida):

Nmap

Quando eu penso em ferramenta de segurança o nmap é a primeira que me vem em mente. Provavelmente por ser a que mais uso. #)

Para quem ainda não conhece (há alguém?), o nmap é um port scanner capaz de detectar várias informações sobre o host como, por exemplo, sistema operacional, serviços rodando (e suas versões), uptime e algumas outras coisas. Ah! E ele, obviamente, verifica quais portas estão abertas, ou não.

Site: http://nmap.org/
Tutorial: http://www.guiadohardware.net/dicas/usando-nmap.html

Wireshark

Antigamente chamado de Ethereal, o Wireshark é um poderoso sniffer, que permite que você capture pacotes e te ajuda a analisar a rede, detectar possíveis problemas e entender melhor alguns protocolos. Ele possui uma boa interface gráfica e várais opções que podem te auxiliar.

Quem quiser pode usar o tshark, a versão em modo texto do wireshark. (Dica do usuário milopi)

Site: http://www.wireshark.org/
Tutorial: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/wireshark/

Nessus

Do guiadohardware: “O Nessus é uma ferramenta de auditoria muito usada para detectar e corrigir vulnerabilidades nos PCs da rede local. Ele realiza uma varredura de portas, detectando servidores ativos e simulando invasões para detectar vulnerabilidades. Uma característica importante é que o Nessus procura por servidores ativos não apenas nas portas padrão, mas em todas as portas TCP. Ele será capaz de detectar uma vulnerabilidade em um servidor Apache escondido na porta 46580, por exemplo.”

Site: http://www.nessus.org/
Tutorial: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-nessus/

Tripwire

O Tripwire é um software utilizado para verificar a integridade de arquivos e diretórios do seu sistema. Ele gera uma base de informação sobre estes arquivos e, a partir dai, consegue detectar mudanças. Se for instalar o tripwire é extremamente recomendado que o faça o mais cedo possível. Instalar o tripwire em uma máquina que já roda há 4 anos e/ou que há suspeitas de ser sido invadida é perigoso, pois ele pode gerar uma base de dados errada.

Quando um arquivo é alterado o Tripwire é capaz de te informar sobre isso e, assim, você pode tomar as devidas providências.

Site: http://sourceforge.net/projects/tripwire/
Tutorial: http://www.linuxjournal.com/article/8758

Rkhunter

O Rkhunter é um anti-rootkit não tão conhecido quanto o chkrootkit, mas que eu considero uma melhor alternativa. Rootkits são ferramentas utilizadas, geralmente, com o objetivo de ocultar a presença de invasores nas máquinas. Com essas ferramentas alguém não-autorizado, mas que já conseguiu entrar na máquina, pode ter controle sobre a máquina e nem ser notado.

Muitos rootkits acompanham uma gama de binários (como o ls, ps, who, find etc) modificados para que os processos rodados pelo invasor não possam ser vistos pelo administrador da máquina. Além disso, muitos vírus atuais utilizam rootkits.

Site: http://www.rootkit.nl/
Tutorial: http://hdoria.archlinux-br.org/blog/2008/06/05/procurando-rootkits-no-seu-sistema/pt/

Netcat

Como muita gente fala por aí: O Netcat é o canivete suiço do TCP/IP. Se trabalhasse em uma empresa com certeza ele seria um estagiário (não por não ser importante, mas sim por fazer de tudo). Ele pode ser usado como port scanner, brute force, telnet e mais uma porrada de coisa que a “leitura” e “escrita” em uma conexão de rede permita.

Site: http://netcat.sourceforge.net/
Tutorial: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Netcat-O-canivete-suico-do-TCP-IP

Snort

Daqui: “O Snort é um software livre de detecção de intrusão para rede (NIDS) desenvolvido inicialmente por Martin Roesch, capaz de desenvolver análise de tráfego em tempo real e registro de pacote em redes IP. Executa análise de protocolo, busca/associa padrões de conteúdo e pode ser usado para detectar uma variedade de ataques, tais como buffer overflows, stealth port scans, ataques CGI, SMB probes, OS fingerprinting, entre outras”.

Site: http://www.snort.org/
Tutorial: http://tiagolima.wordpress.com/2008/04/24/instalacao-do-snort-base-no-debian-etch-pelos-fontes/

Ettercap

Ettercap é mais um poderoso sniffer e que usa muito Arp Spoofing. Com ele você pode filtrar pacotes, injetar caracteres, indentificar o SO etc.

Site: http://ettercap.sourceforge.net/
Tutorial: http://queroquero.lncc.br/~lrodrigo/wiki9/index.php/Ettercap

Aircrack-ng

O aircrack é uma ótima ferramenta para se quebrar chaves WEP e WPA e servir como auditoria de redes wireless.

Site: http://www.aircrack-ng.org/
Tutorial: http://my.opera.com/Ricardo%20Belfiglio/blog/2008/02/08/aircrack-ng-atacando-a-rede-wireless-e-quebrando-senhas-wep-e-wap1

Tcpdump

O tcpdump é um dos sniffers mais populares no Linux. Com ele é possível monitorar o tráfego, analisar e solucionar problemas. Ele é bem simples e fácil de usar.

Site: http://www.tcpdump.org/
Tutorial: http://www.vivaolinux.com.br/dica/tcpdump-Monitorando-conexoes/

Créditos: Hugo Doria

http://hdoria.archlinux-br.org/blog/2008/09/24/as-melhores-ferramentas-de-seguranca-pra-linux/pt/#more-263

Um comentário:

Anônimo disse...

Todos os programas muito massa , ja testei alguns !